Aumento de voos diretos e combate à sazonalidade são prioridade para o PS/Terceira
Após diversos contactos com empresários terceirenses do setor do Turismo, onde, de forma transversal, foi manifestada a preocupação com o facto da Terceira ter pior desempenho que a Região nos indicadores de crescimento do número de hóspedes e dormidas. A Terceira está de forma notória e acentuada a divergir da Região, verificando-se, de acordo com os dados oficiais disponíveis, uma situação que é inferior em 8 pontos percentuais ao rumo da Região, o que tem significado, nos últimos três anos, uma perda de importância relativa da Terceira e do seu Turismo no contexto regional, a par, do aumento dos efeitos negativos da sazonalidade, significativamente sentido no 1.º semestre de 2023, no qual se registaram menos 6592 dormidas face ao período homólogo. Os candidatos do PS/Açores da ilha Terceira, cientes do agravamento verificado na atual época baixa, já indiciado pela quebra de -6,6% no número de passageiros desembarcados nas Lajes em dezembro, consideram que para inverter este cenário urge a criação de um plano de combate à sazonalidade, que tenha em consideração as especificidades da ilha, tornando-a num destino coeso durante todo o ano, permitido assim a sustentabilidade do setor.
Para José Miguel Toste, candidato do PS/Açores pelo círculo eleitoral da Terceira às eleições de 4 de fevereiro, “o desdém com que a coligação PPM/CDS/PSD tratou o setor do Turismo na Terceira, diminuindo o número de voos internacionais e low-cost diretos para as Lajes, limitando os encaminhamentos gratuitos, abandonando a operação de transporte marítimo de pessoas e veículos inter-ilhas e deixando os empresários entregues à sua sorte na época baixa, não podia ter outro resultado que não fosse deixar a Terceira para trás também neste setor”.
O candidato, como contraponto à crítica da situação atual, enunciou as principais propostas do PS/Açores para a retoma plena do Turismo na Terceira que passam por “aumentar significativamente as ligações aéreas diretas com o exterior, com o reforço dos voos low-cost e a retoma das rotas para a América do Norte e Europa durante época baixa, promover condignamente o destino Terceira naqueles que são os seus mercados estratégicos, como é o caso de Espanha, fomentar a realização, nos meses de outono e inverno, de congressos nacionais e internacionais, aproveitando as dezenas de auditórios espalhados por todas as nossas freguesias, retomar de imediato a operação sazonal de transporte marítimo de passageiros, apostar na captação de cruzeiros temáticos, potenciando as infraestruturas portuárias construídas, assegurar a qualidade da formação hoteleira, reabrir a Pousada da Juventude na freguesia de São Mateus e apostar na valorização dos guias turísticos locais”.
“Só uma estratégia ambiciosa para o setor permitirá que o turismo na Terceira deixe de estar estagnado e volte a crescer em linha com a Região”, afirmou José Miguel Toste.