Vasco Cordeiro

Vasco
Cordeiro

Biografia

O Presidente de Confiança

Vasco Cordeiro nasceu a 28 de março de 1973. Passou a sua infância e adolescência na freguesia da Covoada, concelho de Ponta Delgada, no seio de uma família de lavradores e num meio essencialmente rural.

Depois de cumprir o ensino básico e secundário na Covoada e na cidade de Ponta Delgada, partiu para o continente português, onde se licenciou, em 1995, em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

De regresso aos Açores, fez uma Pós-Graduação em Direito Regional, no âmbito da parceria entre a Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e a Universidade dos Açores, no âmbito da qual apresentou a dissertação “A Dissolução dos Órgãos de Governo Próprio das Regiões Autónomas” (1998).

Realizou o seu estágio profissional no Conselho Distrital dos Açores da Ordem dos Advogados, tendo apresentado a dissertação “Breves Notas sobre a Deontologia Profissional do Advogado”.

Em 1996, foi eleito, pela primeira vez, deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores pelo Partido Socialista, tendo exercido, entre 2000 e 2003, as funções de líder da bancada socialista no parlamento regional.

Ocupou, depois, diversos cargos no executivo regional, nomeadamente de Secretário Regional da Economia (2008-2012), Secretário Regional da Presidência (2004-2008), responsável pelos Assuntos Europeus e Externos, e Secretário Regional da Agricultura e Pescas (2003-2004).

Foi eleito Presidente do XI Governo Regional dos Açores em 2012, funções que desempenhou entre 06 de novembro daquele ano e outubro de 2020.

Vasco Alves Cordeiro é presidente do Partido Socialista dos Açores desde janeiro de 2013.

Na sequência das eleições legislativas regionais de 16 de Outubro de 2016, tomou posse como Presidente do XII Governo Regional dos Açores a 04 de novembro de 2016.

No exercício das suas funções, representou a Região a nível europeu e internacional enquanto membro do Comité das Regiões Europeu e de organizações como a Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa, a Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas da UE, a Assembleia das Regiões da Europa, a R20 – Regions of Climate Action [Regiões de Ação Climática], e no quadro das relações com países que acolhem comunidades açorianas, nomeadamente os Estados Unidos, o Canadá e o Brasil. De 2014 a 2020, foi presidente da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa.

Desde outubro de 2020 que é deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores pelo Partido Socialista dos Açores e líder parlamentar da bancada socialista.

É, desde junho de 2022, Presidente do Comité das Regiões Europeu, tendo ocupado ainda o cargo de Primeiro Vice-Presidente da Instituição entre fevereiro de 2020 e aquela data.

Candidata-se a Presidente do Governo Regional dos Açores, encabeçando a lista do PS pelo círculo eleitoral de São Miguel às eleições legislativas regionais do próximo dia 4 de fevereiro de 2024

É casado com Paula Cristina e pai de dois filhos, Tomás, nascido em 2010, e António, nascido em 2013.