Governo de coligação fracassou com os jovens açorianos
Russell Sousa, Presidente da JS/Açores e candidato do PS às eleições legislativas regionais do próximo dia 4 de fevereiro, lamentou, esta quinta-feira, que em apenas três anos a coligação PSD/CDS-PP/PPM tenha “hipotecado o futuro da juventude Açoriana em matérias fundamentais como a Educação, Habitação, Transportes e Investimento”.
“É esta a realidade a que assistimos”, frisou o socialista, para relembrar que em matéria de Educação, por exemplo, e face a um contexto de crescentes dificuldades causadas pela crise inflacionista, o Governo Regional não apresentou “qualquer medida de apoio aos jovens estudantes deslocados”, ao contrário da Juventude Socialista e do próprio PS que pretendia a atribuição “de um apoio de 500 euros a cada jovem deslocado da sua residência para estudar e um outro apoio aos custos de vida desses mesmos estudantes”.
Mas, conforme relembra ainda o candidato socialista, o diploma do estágio curricular, aprovado por unanimidade há dois anos, “continua sem ver a luz do dia”, numa iniciativa que pretende “apoiar todos os estudantes que para concluírem os seus estudos precisavam de realizar um estágio curricular”.
Já na área da habitação, e apesar do Governo Regional anterior da responsabilidade do Partido Socialista ter alocado 60 milhões do PRR nesta temática, a juventude Açoriana assistiu a uma mão cheia de nada, na qual o Governo do PSD/CDS-PP/PPM “apenas executou 8% deste valor” e rejeitou, inclusive, “uma proposta socialista para agilizar os critérios do CreditHab, visando aumentar os apoios dessa medida às famílias Açorianas”.
Frisando que também ao nível das acessibilidades houve um retrocesso, Russell Sousa lamentou as assimetrias criadas nos últimos três anos, inter-ilhas, em matéria de transporte marítimo e defendeu uma verdadeira reforma nos transportes terrestres, “de forma a estes serem mais eficientes e capazes de dar resposta às necessidades de cada concelho e de cada ilha”.
Já ao nível de investimento, o candidato socialista refere ser inconcebível que “os jovens empresários tenham estado três anos à espera de um sistema de incentivos que continua, lamentavelmente, ser estar em pleno funcionamento”.
“Estas são medidas que o Governo do PSD/CDS-PP/PPM não colocou em prática. Não vale a pena dizer que os culpados são os outros por não terem aprovado o Orçamento Regional. A culpa é, e será sempre, de um Governo que não conseguiu manter o diálogo com os seus parceiros de coligação e respeitar o acordo firmado em 2020”, frisou, para lamentar que este seja o Governo que “mais tem hipotecado o nosso futuro, aumentando, drasticamente, a dívida pública Açoriana e condicionando a nossa geração”, assegurou Russell Sousa, candidato do PS/Açores às eleições legislativas regionais de 4 de fevereiro.