Vasco Cordeiro: ‘bairros dos americanos’ junto à Base das Lajes devem ser disponibilizados como Habitação para fixar jovens casais

Vasco Cordeiro defendeu que os ‘bairros dos americanos’, localizados junto à Base das Lajes e que se encontram abandonados devido ao processo de ‘downsizing’ por parte dos norte-americanos, deviam ser “transformados em oportunidades para jovens casais”, garantindo que “isso funcione como meio de captação e de fixação de jovens” para a ilha Terceira.

Vasco Cordeiro falava após visitar os locais onde se instalaram dezenas de empresas, multinacionais inclusive, no âmbito do projeto Terceira Tech Island, e também de uma visita aos bairros “Nascer do Sol” e “Beira Mar”, na Praia da Vitória.

O candidato do PS a Presidente do Governo Regional realçou que “há muitos jovens casais que necessitam de uma habitação para se fixar”, apontando como solução “diversos modelos, por exemplo, a renda resolúvel”, de forma a servir a essa necessidade.

“Nós estamos a falar de cerca de 400 habitações que, no conjunto dos dois bairros, foram cedidos à Região Autónoma dos Açores por intervenção e através de uma negociação com os Governos Regionais do PS e que este governo PSD/CDS/PPM se tem revelado incapaz de colocá-los ao serviço do desenvolvimento e das necessidades de habitação na ilha Terceira”, frisou.

Vasco Cordeiro salientou que o processo de disponibilização destas casas para o mercado da Habitação na ilha Terceira “já demorou muito mais no mandato deste governo da coligação do que no Governo Regional anterior, do Partido Socialista”.

“Na Habitação, este governo PSD/CDS/PPM tem muita conversa e pouca ação. E é isso que é necessário resolver, é preciso recuperar a capacidade de realizar, a capacidade de concretizar, que este governo da coligação comprovadamente não tem”.

Sobre a questão do emprego e de oportunidades de um emprego qualificado, Vasco Cordeiro sublinhou que cerca de 50% das empresas que se instalaram na Praia da Vitória, na ilha terceira, ao abrigo do projeto Terceira Tech Island, “já abandonaram esse projeto por falta de apoio do Governo Regional”.

Vasco Cordeiro defendeu, ainda, à margem da visita realizada, derivado das dificuldades sentidas no terreno, que deve ser implementada uma majoração de apoios ao investimento no âmbito do Programa Construir 2030, para o concelho da Praia da Vitória.